quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CURRÍCULO REAL, OCULTO E PRESCRITO

É fundamental o “currículo” para o programa educacional inserida na instituição escolar, onde se delineia um planejamento curricular em busca do desenvolvimento e da forma que se concretiza as matérias individuais ao alunado.
 Não somente os professores, mas todos gestores que estejam envolvidos no ensino-aprendizagem de uma escola devem entender que, o currículo tem o poder de atuar dentro da organização escolar, com o propósito determinante de mostrar seu caráter político, pedagógico e organizacional.

 Vamos conhecer três tipos de currículos. 
  • O CURRÍCULO REAL mostra aquilo que se faz na prática, ou seja, é uma ação determinante realizada em sala de aula, este currículo tem propósitos diretos, onde o professor prepara um planejamento de aula e leciona em sala de aula posto uma prática, uma aula prática. O Currículo real é direcionado ao planejamento x ação dos conteúdos ministrados. 
  •  O CURRÍCULO OCULTO São todos os aspectos e as manifestações do ambiente escolar, ou seja, são atitudes, comportamento, valores e orientações que não expressos em palavras ou não formalmente no papel, mas sim numa simbologia no ambiente escolar.  
  • O CURRÍCULO PRESCRITO consolida-se perante os documentos oficiais em que efetivam as propostas curriculares ao sistema de ensino, esses documentos orientam a educação nacional, levando a implementação de uma educação voltada ao currículo prescrito em que seja inserido através da LDB, PCN, Proposta pedagógicas.
É preciso entender e compreender a importância e função dos currículos escolares, de modo que os professores saibam desenvolver seu papel essencial do educar tendo como guia o currículo organizacional em direção do ensino-aprendizagem ao alunado. o Currículo na escola é um trabalho voltado para uma equipe, escola x professor x alunos.

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